sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

SAP faz publicação que indica instrução para os futuros policias penais de todo o estado de São Paulo

Foi publicado no Diário Oficial normativa para a preparação de 60 novos instrutores de tiro e armamento.




Foi publicado no D.O de hoje dia 14/02/2020 o chamamento para possíveis candidatos para participarem do Curso de Formação de Instrutores  de Armamento e Tiro que visa qualificar novos profissionais. E frise-se profissionais de todas as Coordenadorias para caráter imediato e também para cadastro de reserva.

Ora senhores, infere-se, salvo engano que o projeto da própria SAP de qualificar e habilitar os futuros policiais penais, cuja PEC está sendo discutida nos GTs da Secretária e que em breve será com certeza apresentada na Alesp por meio de deputado da base governista, pois é de fundamental interesse da própria Secretária tal aprovação.



Para isso basta sabermos que atualmente a escolta atinge apenas a região metropolitana, ficando assim todo interior na dependência de escolta da Policia Militar, e com a aprovação da PEC na Alesp, primeiro problema da SAP estaria resolvido, pois é incumbência do policial penal não apenas a guarda e custódia dos presos nas U.Ps, mas também nas escoltas, transporte e custódia dos mesmos nas áreas externas.

E para finalizar, porque a formação de tão grande número de instrutores de armamento e tiro, senão a qualificação dos atuais Asps, para que estejam preparados e atualizados para assumirem de fato sua verdadeira função dentro do Sistema Penitenciário, após a aprovação da PEC, e posterior elaboração da Lei Orgânica que irá nortear a vida funcional dos profissionais Policiais Penais. Haja vista que é exatamente isso que preconiza a Emenda Constitucional 104, promulgada em 04/12/2019 e que criou de fato e de direito a Policia Penal no Brasil.

E que a SAP vem discutindo e propondo por meio dos GTs a sua implementação dentro do território paulista, esse que atualmente é o 7º maior sistema penitenciário do mundo. E praticamente com 1/3 de todos os presos do Brasil.

A matéria em questão está publicada no D.O nas páginas 16 e seguintes da edição 14/02/2020


Fonte: https://leandroleandro2018.blogspot.com/2020/02/sap-faz-publicacao-que-indica-instrucao.html
Fonte 2 : Diário Oficial do estado de São Paulo



Contraponto do site LEANDROLEANDRO:

Esta é a visão que eu tenho da publicação da data de hoje, pois a formação de tão grande número de Instrutores, para atividade imediata e também formação de cadastro de reserva não tem outra explicação, ainda mais se somarmos aos já formados Instrutores que compõem o quadro de efetivos da EAP/SAP.

Então vislumbro que em breve muitos grupos serão formados dentro das Coordenadorias para que cada U.P venha a ter seu efetivo de Escolta e Custódia, é claro que não serão todos os Asps(Policiais Penais) que virão a ser habilitados, porém um grande número será, mesmo porque muitos deles talvez não venham a demonstrar o devido interesse na nova função, ou atribuição da Policia Penal.

Ressalvando-se que haverá trabalho e atribuição para todos. Pois os raios, galerias e pavilhões continuarão lotados com a massa carcerária, que por incrível que pareça não para de crescer. E mais os trabalhos de portaria e sub-portaria e muralhas continuarão a existir

Nenhum comentário:

Postar um comentário