quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Presos queimam colchões e tentam fazer reféns durante motim no CDP de Piracicaba




Equipes dos bombeiros atendem ocorrência de fogo em CDP de Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba (SP) realizaram um motim na tarde desta quinta-feira (12). Colchões foram queimados e os detentos tentaram fazer agentes penitenciários como reféns, mas não conseguiram. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a situação está controlada e houve pessoas que sofreram ferimentos sem gravidade.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar um foco de incêndio na unidade prisional. Policiais militares também foram no local para dar apoio.

As equipes foram acionadas por volta de 15h30. A informação inicial dos bombeiros é de que havia fogo em colchões dentro do CDP. Imagens mostram fumaça saindo do imóvel.


Imagem mostra fumaça saindo do CDP de Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

O caso

Segundo a SAP, presos da unidade solicitaram atendimento para um companheiro de cela, pois supostamente este teria caído do beliche. Ao iniciar os procedimentos de retirada do preso do pavilhão, contudo, os agentes foram ameaçados pelos detentos, que tentaram fazê-los reféns.

Como os funcionários conseguiram impedi-los, trancando o pavilhão, os detentos deram início a um tumulto, queimando colchões, ainda conforme a pasta.

O Grupo de Intervenção Rápida foi acionado e fez a contenção, acabando com o tumulto. "Não houve reféns. Os detentos do pavilhão onde aconteceu a ocorrência estão no momento recolhidos e está sendo feita revista na unidade. A visita deste fim de semana está suspensa, para a devida apuração", conclui.


A secretaria ainda informou que houve "alguns feridos" sem gravidade, que estão sendo atendidos pela equipe de saúde do próprio CDP. A reportagem questionou quantos ficaram feridos e se eram detentos ou funcionários da unidade prisional, mas não houve retorno até a última atualização desta notícia.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2019/12/12/fogo-em-centro-de-detencao-provisoria-mobiliza-bombeiros-e-policiais-em-piracicaba.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário